O Coaching em Grupo ou Group Coaching é indicado para as empresas que querem implantar a cultura do Coaching para seus colaboradores. Utilizamos ferramentas e dinâmicas em grupo que ajudam a desenvolver uma nova visão para cocriar ideias e valores de pertencimento. Esse processo é presencial e pode ser ministrado também aos finais de semana ou à noite.

Cada sessão tem duração de aproximadamente 3h, por cada ferramenta aplicada. A fim de desenvolver dinâmicas de alta performance, o RH da empresa muitas vezes nos ajuda a escolher as ferramentas que estejam mais em sintonia com as equipes, pois conhece e sabe o que a empresa quer mudar no seu quadro de colaboradores.

Para turmas maiores que 15 pessoas, será necessário dividir em subgrupos para manter a qualidade da sessão.

Todas as atividades de preparação, planejamento, condução e acompanhamento são responsabilidade da Smotiva Coaching e poderão ser ministrados dentro da empresa ou fora dela, em lugar previamente acordado.

O Coaching de Grupo é uma ferramenta que vem ganhando cada vez mais espaço. Uma modalidade na qual todas as práticas são voltadas para um grupo sem perder de vista os aspectos individuais de cada pessoa. Estas práticas não se resumem a simplesmente uma sessão individual de Coaching. As necessidades, técnicas e os tipos de aprendizado são bem diversos daqueles presentes numa sessão particular.

Em uma pesquisa realizada pela McKinsey Global Institute, foi verificado que o Brasil figura em 2º lugar como o país que mais sofre com a escassez de mão de obra qualificada, sendo essa realidade vivenciada por 71% das empresas. Em outra pesquisa, realizada pela Amcham (Câmara Americana do Comércio), observou-se que 76% das empresas brasileiras investem em programas de treinamento para seus colaboradores.

Todos os programas estão envolvendo capital humano e o Coaching de Grupo é um dos preferidos, pois auxilia equipes inteiras e com um custo muito mais acessível para as empresas do que o Coaching individual. A organização consegue desenvolver mais rapidamente as habilidades e capacidades de seus colaboradores, acelerando resultados de maneira satisfatória. Com uso de técnicas e ferramentas, podemos mudar comportamentos, pensamentos e mentes em prol de uma melhor performance e desenvolvimento de competências. Ganha o colaborador, ganha a empresa!

Outro dado importante é uma pesquisa realizada em Harvard que investiu no desenvolvimento das pessoas em um prazo de 7 anos e atualmente ocupa o 1º lugar no seu seguimento.

Um dado ainda mais importante, segundo a Fortune Magazine, é que os estudos apontam que o retorno do investimento em Coaching é alto para as organizações: 71% melhoram os relacionamentos com seus chefes e 63% melhoram seu relacionamento com seus pares. O mais interessante é que 61% apontaram o aumento do nível de satisfação com o trabalho e outros 44% demonstraram aumento do comprometimento com a empresa.

Os processos de Coaching de Grupo:
Comprometimento organizacional – o colaborador entende o que esperam dele no trabalho, reconhece o investindo nele porque se importa com seu desenvolvimento, tem o sentimento de pertencimento, enxerga que a missão da Empresa faz ele sentir-se importante. Reconhece que o sistema promove a inovação e acelera os resultados. A Empresa consegue reter os talentos valiosos, o processo promove mudança de visão, ajuda a criar equipes colaborativas na qual o conhecimento é compartilhado, melhorando a comunicação organizacional em todos os níveis;
Clima organizacional – os líderes começam a ter resultados positivos, pois o clima empresarial é a responsável por 1/3 dos resultados, o que é muito para ser ignorado. Produz um ambiente de trabalho mais flexível, gerando um senso de mais responsabilidade e maior comprometimento;
Autoconhecimento – as pessoas passam a se conhecer e também a entender melhor o seu líder ou os seus pares. Aprendem o jeito de falar e também como não falar com as pessoas, somente por conhecerem seu perfil comportamental;
Crenças Limitantes – são proporcionadas diversas ferramentas para ajudar os colaboradores a ressignificarem suas crenças limitantes e criarem um futuro melhor para eles e para a empresa. Quando éramos crianças, nos ensinaram o que era bom e o que era mau, o correto e o incorreto, o que é importante e o que não é. Aprendemos a qualificar e julgar as pessoas e as circunstâncias com base nesses ensinamentos. Porém, ao crescermos, mantemos esses pensamentos sem dar lugar algum para a reflexão, para a análise, para a escolha própria e acabamos nos tornando um reflexo dessas crenças que se transformaram na nossa herança cultural. Nesse contexto, o objetivo do nosso programa é traçar novos planos, com novas possibilidades e, de fato, conseguirmos mudar hábitos;
Trilhar o caminho da superação – o programa de Neurolinguística (PNL), afirma que a ideia de "escolha" é uma das noções essenciais para todos nós. Enquanto as ciências humanas geram um grande número de classificações em seus enfoques acerca do comportamento humano diante de perguntas como: "Qual seu modelo comportamental?", Richard Bandler responde simplesmente: "O seu modelo de escolha".

Contamos com muitas ferramentas poderosas para que o Grupo se sinta mais feliz no trabalho. Para que a sua atividade se transforme em efeitos extraordinários e positivos para a empresa, conte com a Smotiva Coaching. Entre em contato conosco!

DEPOIMENTOS

  • Joice de Melo

    Shirley, obrigada por compartilhar conhecimento e ensinar os membros do nosso time um caminho melhor! Nós fomos bons, mas agora sei que somos EXTRAORDINÁRIOS!!!!

  • Danielly Thomaz

    Você trouxe para nosso meio assuntos que nos fazem refletir a cada atitude, a cada pensamento e nos conscientizar o quanto somos responsáveis por quem somos, por onde estamos e para onde vamos. Você, eu, nós somos EXTRAORDINÁRIOS!!!

  • Daniele Manjavachi

    O treinamento foi muito importante, porque eu aprendi que sou uma boa doadora, mas não sou uma boa recebedora. Então, daqui pra frente eu vou mudar meu "mindset" e ser uma boa recebedora. - Manda pra mim Universo !!!!

Ficou com alguma dúvida?